sexta-feira, 17 de março de 2017

Zaanse Schans- A cidade dos moinhos

Zaanse Schans é uma vizinhança de Zaandam, e foi criada ao redor de uma fortificação erigida em 1574 para resistir aos espanhóis na guerra pela independência holandesa.
Os moinhos de vento eram usados, para muitos fins
Durante o século 17, mais de 600 moinhos de vento foram construídos na área em torno de Zaanse Schans, criando, assim, a primeira zona industrial. Os moinhos de vento eram usados, para muitos  fins; para moer especiarias, produzir tinta, cortar madeira e fazer óleo. Vários desses moinhos ainda existem e podem ser visitados hoje. Você pode ver como funcionam essas máquinas movidas a vento, por dentro e por fora.




 
Zaanse schans a cidade dos moinhos



Em Zaanse Schans há varios museus para ser visistado. Por exemplo, o Museumwinkel: uma antiga mercearia que é desde muito antes do surgimento dos supermercados. De Bakkerijmuseum (Museu da Padaria) lá você pode descobrir sobre a antiga panificação tradicional holandesa, e o Honig Breethuis apresenta a casa da família de um comerciante do século XIX. 






As famosas casinhas holandesas
O Museu Zaanse Tijd exibe uma coleção de relógios originais, e a maioria deles ainda funciona. O Museu Zaan contém uma coleção especial de utensílios, roupas e pinturas da região. Você também pode visitar a Verkade Experience para conhecer uma fábrica de chocolate do século 20. As máquinas originais ainda estão funcionando e produzem os melhores chocolates e biscoitos e sem deixar de fora o museu dos tamancos onde você pode conhecer um pouco sobre a fabricação dos famosos tamancos de madeiras holandês e também comprar-los.
E fora os museus e moinhos em Zaanse Schans também conta com as famosas casinhas holandesas a moda antiga.

Oficina de fabricação dos tamancos
 Por dentro do museu
                                                    

Turistas fazendo fotos com os tamancos

Como chegar em Zaanse schans

Bom existe duas maneiras de chegar ai, uma é pegar o trem em direção a Alkmaar ( stoptrein ou sprinter) e descer na estação Koog-Zaandijk. Não pegue o trem intercity porque ele não vai parar nesta estação.

E a maneira mais fácil de chegar  é pegando o ônibus 391 na central estação em direção a Zaandam, Zaanse schans  e descer na parada:
Zaandam, Zaanse schans. Ultima parada do ônibus, a  parada fica bem na frente da cidadezinha e ai é só curtir a vontade!
Ah e só mais uma curiosidade: no museu do queijo você pode comer queijo a vontade (kaas bitten) e igualmente no museu dos famosos biscoitos holandeses. Enjoy!





2 comentários:

  1. Respostas
    1. Zaandam é uma cidade muito pequena, mas muito bonita.mas para me Giethoorn ainda é minha preferida.:)

      Excluir