domingo, 25 de março de 2018

Como é viver na Holanda


Olá meus caros leitores! Nesta matéria escrevo um pouco sobre como é viver na Holanda. Como  é a vida de um imigrante (seja legal ou ilegal). Também vou dar algumas informações muito uteis para todos que vem viver aqui e geralmente não sabe! Vamos lá...


Sair do nosso pais de origem e viver em outro pais nunca é fácil.Geralmente é muito bom viver fora do país,ganhamos novas experiencia de vida, conheçemos novas culturas, nova lingua. Mas não é tão facil como muitos pensam, se nem sempre é fácil sairmos do nosso estado e ir morar em outro (ex Maranhão e viver em Minas Gerais ou virse e versa), imagina o sotaque e os palavreados que são estranhos e agora se imagine vivendo em outro pais onde a língua e a cultura é totalmente diferente da nossa? 

Então essa é a primeira coisa que você tem que colocar na sua cabeça antes de pensar em ir morar no extrangeiro é que tem que estar preparado para o que vier. Ir morar fora do pais não é simplesmente arrumar as mala e dizer: “ estou indo, adeus” mas o que é muito importante é estar preparado psicologicamente, fisicamente e  também economicamente ou seja a primeira coisa a fazer antes de  morar para qual seja o pais que você deseja ir morar por uma temporada ou por toda vida é buscar estudar sobre esse pais, quais são as suas culturas, seus costumes, que língua eles falam por lá, e até que tipo de comida que eles comem ou vestimentas que é apropriada para se usar ai. E o mais importante de todos é você aprender a falar o inglês já que no pais onde você pretende ir morar a língua não é a mesma sua ou muito menos o inglês, aprender falar o inglês é uma das ferramentas mais essencial para quem pretende viver fora do pais, porque a vida fora do nosso pais não é fácil para ninguém e ainda mais quando você não sabe falar nada de inglês e tem que ficar a mercê dos outros. E o mais importante aprender e respeitar a cultura dos nativos do pais, pois é muito rude viver em um pais sem aprender respeitar a cultura.  


























Seja pontual

Ser pontual e responsável com o seu tempo aqui na Holanda e em muitos outros países de primeiro mundo é muito importante; aqui não existe isso de “tô chegando ou chego em cinco minutinhos” e chegar meia hora depois ou uma hora com uma desculpa esfarrapadas como, estava chovendo, o transporte atrasou, chegou uma visita inesperada na minha casa ou o telefone descarregou, isso aqui não cola.

 As pessoas começam a ti ver como uma pessoa que não tem um pingo de responsabilidade, não importa qual seja o compromisso, seja ele de trabalho, entrevista ou simplesmente para tomar um café com alguém. Seja pontual e caso você chegue sempre atrasado no trabalho eles começarão a chamar você de “o inimigo do dinheiro” e cedo ou mais tarde eles não vão mais querer você trabalhando para eles. O ideal é sempre chegar 10 (dez) minutos antes de qualquer evento. Caso um dia ocorra de você estar doente ou não poder comparecer a um evento queira por favor desmarcar isto o mais breve possível e não em cima da hora, pois ninguém gosta e principalmente trabalho, caso você não pode ir trabalhar com uma pessoa não espere chegar a hora de ir para o trabalho para dizer a esta pessoa que você não pode ir trabalhar, neste caso sempre desmarque um dia antes ou algumas horas antes, mesmo que seja caso de doença onde você pode pegar um telefone e ligar pra essa pessoa ou enviar uma mensagem as pessoas não se importa se você enviar uma mensagem no meio da madrugada dizendo que não pode porque está doente, pra eles é muito melhor que você faça isso do que avisar-las em cima da hora, porque elas terão tempo para se organizar ou procurar uma outra pessoa para colocar no seu lugar enquanto você se recupera ou mesmo antes da  pessoa sair para encontra-se com você.

Seja responsável e proativo  

Seja sempre responsável por suas obrigações nunca espere que as pessoas estejam te mandando fazer as coisas nas quais elas já lhe advertiu que tem e o que não tem que fazer, a final de contas ninguém gosta de estar mandando ou dizendo as mesmas coisas todos os dias para alguém. 


Morar fora do pais nunca é fácil morar sozinho, você terá que compartilhar casa, apartamento e em algumas vezes até quarto, então seja limpo, organizado e solidário com os demais, pois ninguém gosta de viver com pessoas sujas, desorganizados e arrogantes. Geralmente toda casa onde é compartilhada com demais pessoas tem os dias de limpezas para cada pessoa na semana. E  alguns produtos como de limpeza, e em alguns lugares até a comida são compartilhados entre os moradores deste ambiente então neste caso você precisará fazer a sua parte para que todos tenham uma boa convivencia.

Seja educado

Você certamente deve lembrar de quando você era criança que estava no primário e a professora falava que você tinha que usar as palavrinhas magicas.
Fora do pais elas são muito importantes, aqui as palavras:  por favor, muito obrigado, com licença ou com sua licença, me desculpe, eu sinto muito  entre outras são usadas com frequência, não importa que você faça ou que você pagou para alguém fazer ou comprou algo, ao termino sempre finalize com a palavra  obrigado, tenha um ótimo dia  e com um sorriso no rosto ou um rosto alegre de preferência e se alguém esbarrar em você na rua ou pisar no seu pé no metrô, festa ou onde seja ela irá dizer sorry  e você terá que dizer  no problem ao invés de dizer:  porque não olha por onde anda ou onde  pisa!?



Ao chegar em um local para encontrar-se com alguém comece sempre com um hello how are you? “olá como vai você?” Se caso você vai em uma festa nunca saude somente as pessoas que você conhece ou espere que as pessoas que você conhece apresente os demais, saude a todos e se apresente, não importa que você não entenda os nomes das pessoas que estão ali “ eu quase nunca entendo rsrsrs) por ser nomes estranho e difícil de memorizar.


Que benefícios tem um ilegal na Holanda

Muitas pessoas tem me perguntado sobre que benefícios  temos ao chegar aqui; bem não muitos mais teremos alguns deles que é muito importante para quem vem viver aqui e que recentemente fui a comprovar porque até então não sabia. Uma dele é o BNS (BurgerServiceNummer) ou o Sofinumber que é o mesmo, com este documento a pessoa tem direito a trabalhar fulltime (o dia todo) ou parttime (meio período) na Holanda e também abrir contas bancarias, fazer planos de saúde e algumas vezes até empréstimos e aluguel de residências. Mas lembrando que este só é valido por 4 meses então o que me recomendaram o pessoal da prefeitura é que quando alguém recentemente chega aqui na Holanda deve de imediato buscar uma prefeitura (Gemeente) e exigir o seu BNS ou Sofinumber (for shortly time) por curto periodo.


Uma das preocupações das pessoas quando chega aqui é: se eu adoecer onde posso procurar um médico que me atenda eu sendo ilegal?

Existe a cruz vermelha (rodekruis) que fica no bairro da luz vermelha ( red light district) onde atende de segunda-feira a quinta-feira das 09:00 as 20:00 e sexta-feira das 09:00 as 16:30 e o valor que você paga por consulta custa €5,00  e caso você precise fazer alguma cirurgia eles te encaminharão para outro hospital onde o preço será de acordo com o tipo de cirurgia, conheço muitas pessoas que fizeram cirurgia aqui encaminhada por eles e os paciente tiveram que pagar € 50,00 e a cirurgia foi um sucesso.
O endereço da cruz vermelha (rodekruis) é este: Valkenburgerstraat 24, 1011 LZ Amsterdam, Netherlands


Vou ficando por aqui e espero que vocês tenham gostado da matéria e nos veremos em uma outra.

5 comentários:

  1. Muito boas suas dicas, gentil da sua parte! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Estou ilegal em Amsterdam, vc falou que conhece pessoas que fizeram cirurgia, essas pessoas são legais ou ilegais? A riscos para uma pessoas fazer essa cirurgia e ser deportada?

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo, desculpa a demora pra responder. Essas pessoas eram e algumas ainda são ilegais aqui na Holanda. E não, não há risco nenhum da pessoa ser deportada. A Holanda vem se tornando cada dia mais flexível em relação a deportação de pessoas, eles só deportam no caso de uma grande infração no país.

    ResponderExcluir